O processo educacional iniciado em 1597 por São José de Calasanz chega ao Brasil em 1950, pela Província de Vascônia com a chegada do Padre Francisco Orcoyen Baquedano em Belo Horizonte, no ano de 1950. Atualmente estão presentes na Paróquia São Marcos, Colégio São Miguel Arcanjo e na Obra Social Itaka BH.

Em 1952, a presença escolápia chega a Governador Valadares, assumindo o Colégio Ibituruna que já contava com uma história de 14 anos na cidade. Hoje além do colégio estão presentes também na Paróquia Nossa Senhora da Graças e no Centro Educativo e Social São José de Calasanz- Itaka Escolápios Governador Valadares.

Após alguns anos atuando nas duas presenças, em 2007 os padres escolápios iniciaram uma nova Fundação em Serra (ES), assumindo como missão a Paróquia São José de Calasanz  e o criando Centro Social São José de Calasanz – Itaka Escolápios Serra.

No ano de 2011 nasce a Fraternidade Escolápia do Brasil, uma associação de fiéis em pequenas comunidades de vida cristã, enriquecidas com o carisma escolápio, inseridas eclesialmente através das Escolas Pias. Hoje, mais de 100 fraternos realizaram as promessas e abraçaram com responsabilidade e generosidade o carisma herdado de São José de Calasanz, colaborando com a Missão Escolápia.

Cadastre-se em nosso Site