Teste para abertura do link Pastoral

Chamamos Semana Calasância ao conjunto de atividades que acontecem ao redor do dia 25 de agosto. Desde o início de agosto, ambientamos os espaços do colégio com quadros, escapulários e estandartes de Calasanz. A comunidade educativa já identifica esse mês como muito especial, refletindo com os alunos e catequizandos o carisma escolápio, realizando atividades festivas, celebrações, seminário com tema vocacional, atividades esportivas, entre outras; tudo envolvendo a família dos alunos desde a Educação Infantil até o Ensino Médio.

No sábado, comemoramos com a comunidade do colégio, reafirmando o valor do Santo e de sua obra para nossa vida e a importância da Família como instrumento de educação e evangelização na nossa missão escolápia com uma Celebração Eucarística e espaço de lazer e convivência/almoço. 

As atividades do voluntariado são desenvolvidas pela pastoral através da convocação-convite para que pessoas ligadas direta ou indiretamente à comunidade educativa participem dos processos do Movimento Calasanz, Visitas Sociais, Festa Junina, Festivais de Sorvete e outras atividades que tenham cunho pastoral-social dentro de nossa obra.

Cada voluntário, após o recebimento de uma carta convite, passa por um encontro de capacitação e ao aceitar desenvolver o trabalho, assina um termo de voluntariado com a instituição.

A o serviço de pastoral escolápia desenvolve suas tarefas frente a festa junina com a motivação de toda a comunidade educativa para a solidariedade, através de doações de alimentos, prendas e trabalho voluntário durante todas as atividades que envolvem esse evento. O qual tem como objetivo a arrecadação de fundos para o Centro Itaka-Escolápios de Belo Horizonte.

A Oração Contínua é uma antiga tradição escolápia criada por São José de Calasanz.  Aqui no Colégio São Miguel é um momento semanal com as crianças e professores do Colégio. O acompanhamento é realizado  pelos agentes da Pastoral Escolápia e também pelos  religiosos escolápios. Os objetivos são cultivar e  fortalecer a fé, rezar e buscar o compromisso com Deus. A oração contínua acontece sempre as sextas-feiras no São Miguel. 

O Ensino Religioso tem como finalidade a compreensão do fenômeno religioso, o desenvolvimento e o cultivo da espiritualidade do ser humano; a busca profunda da existência e suas consequências na convivência social e o desenvolvimento de atitudes de abertura ao outro e ao transcendente. 

O Ensino Religioso, como área de conhecimento, tem como objetivo o fenômeno religioso. É de fundamental importância que se considerem os eixos temáticos dos PCN's de Educação Religiosa  e a lei 93.94/ 96, que define como área de conhecimento. 

"Calasanz nos une a Cristo e aos irmãos"

O Movimento Calasanz é a comunhão de grupos de distintas demarcações de toda a geografia escolápia, que se unem numa mesma proposta educativa e evangelizadora inspirada no espírito e no estilo de Calasanz.

Supõe um itinerário contínuo de diferentes experiências e para todas as idades que pretende possibilitar um processo pessoal, vivenciado em grupo, de descoberta e amadurecimento da própria vocação.

Esse Movimento quer fortalecer as realidades já existentes, enriquecendo a identidade escolápia e oferecendo um horizonte pastoral a quem o precisar.

No colégio o Movimento Calasanz está organizado em etapas que contemplam crianças e jovens.

Etapas:

  • Belém I e II: 04- 05 anos      
  • Galileia I e II: 06 - 07 anos   
  • Betânia I e II: 08- 09 anos
  • Emaús I e II: 10 - 11 anos
  • Jerusalém: 12 anos
  • Pentecostes I: 13 - 14 anos
  • Pentecostes II: 15 anos
  • Juventude Escolápia

Espaço de convivência de nossos alunos e nossas alunas nos recreios de sexta feira. Nela são tocadas as músicas que nossos educandos gostam de ouvir, sendo articulada a comunicação saudável e cristã com eles, através da assessoria da equipe de Pastoral e de Educação Física.

Nos intervalos das músicas são apresentadas as datas, convites e toda a programação semanal do Colégio, juntamente com a lembrança de datas comemorativas, como aniversários e eventos importantes para o mundo escolápio.

O dia de convivência é uma oportunidade de encontro, visita, diálogo e reflexão, oferecidos aos alunos do Ensino Fundamental ao Médio. É um momento de crescimento pessoal em que os alunos podem partilhar suas experiências e opiniões a partir de um tema proposto e de dinâmicas elaboradas com a parceria do Serviço de Orientação Educacional. Os encontros acontecem uma vez ao ano, no Recanto Calasanz em Betim-MG.

 

As celebrações ajudam a alimentar a nossa fé e vida e nos conduz ao encontro com Deus. Uma experiência de vivenciar a fé no testemunho do amor, da justiça e da misericórdia. "As celebrações nos grandes momentos da vida podem incentivar a prática da solidariedade e reforçar a consciência da cidadania". (DGAE)

Acontecem na primeira sexta-feira, no segundo horário do Movimento Calasanz, normalmente 18:30.

No final do ano, são realizadas também as celebrações de formatura e de Natal. Outras celebrações litúrgicas estão diluídas no tramitar do ano, como a Abertura da Campanha da Fraternidade - Projeto Viver Melhor, Celebração da Misericórdia, Celebração da Ressurreição e a Festa de São José de Calasanz e da Família. 

A nossa missão é Evangelizar Educando as crianças e jovens, especialmente pobres, por meio da integração de Fé e Cultura ("Piedade e Letras"), para servir à Igreja e transformar a sociedade segundo os valores evangélicos de justiça e paz. Para isso acontecer é necessário que os educadores conheçam o carisma e missão escolápia, sendo referência na tarefa educativa e evangelizadora.

Essa formação é construída através de duas frentes, inicial e permanente: encontros sobre a vida e obra de Calasanz, a missão e o carisma Calasâncio, as presenças da Escola Pía pelo Brasil, Bolívia e no mundo, a responsabilidade e características do educador-colaborador escolápio. Isto através de uma reunião individual ou coletiva com os novatos. E, algumas horas de reflexão sobre temas pertinentes à vida escolápia nas  reuniões gerais ou outras que se fizerem necessárias.

O Projeto Pastoral é o marco referencial de toda atividade pastoral do Colégio São Miguel Arcanjo, pois somos uma escola escolápia que segue a inspiração de São José de Calasanz e as Diretrizes Pedagógicas e Pastorais da Ordem das Escolas Pias. Precisamos ressaltar também que a dimensão pastoral é transversal e deve impregnar toda ação educativa do nosso centro. Nesse sentido, o documento situa-se ainda no coração da vida dessa escola, uma vez que estamos construindo uma pedagogia de cunho pastoral e uma pastoral com metodologia pedagógica, recolhendo e expressando o estilo peculiar escolápio de evangelizar e fazer pastoral. 

 

Proposta Pastoral Colégio São Miguel

 

Cadastre-se em nosso Site