Somos um Colégio Escolápio que, seguindo os passos de São José de Calasanz e as diretrizes pedagógicas e pastorais da Ordem das Escolas Pias, propomos, a partir da evangelização, entendida como serviço – diálogo – anúncio e testemunho de amor fraterno, uma profunda integração do carisma de fé e cultura (Piedade e Letras). A Equipe do  Colégio São Miguel Arcanjo contribui com a caminhada de toda a comunidade educativa (alunos, famílias e colaboradores), sendo corresponsável por uma experiência profunda de diálogo da fé com a vivência pedagógica e a integração da palavra com a vida.

Chamamos Semana Calasância ao conjunto de atividades que acontecem ao redor do dia 25 de agosto. Desde o início de agosto, ambientamos os espaços do colégio com quadros, escapulários e estandartes de Calasanz. A comunidade educativa já identifica esse mês como muito especial, refletindo com os alunos e catequizandos o carisma escolápio, realizando atividades festivas, celebrações, seminário com tema vocacional, atividades esportivas, entre outras; tudo envolvendo a família dos alunos desde a Educação Infantil até o Ensino Médio.

No sábado, comemoramos com a comunidade do colégio, reafirmando o valor do Santo e de sua obra para nossa vida e a importância da Família como instrumento de educação e evangelização na nossa missão escolápia com uma Celebração Eucarística e espaço de lazer e convivência/almoço. 

As atividades do voluntariado são desenvolvidas pela pastoral através da convocação-convite para que pessoas ligadas direta ou indiretamente à comunidade educativa participem dos processos do Movimento Calasanz, Visitas Sociais, Festa Junina, Festivais de Sorvete e outras atividades que tenham cunho pastoral-social dentro de nossa obra.

Cada voluntário, após o recebimento de uma carta convite, passa por um encontro de capacitação e ao aceitar desenvolver o trabalho, assina um termo de voluntariado com a instituição.

A o serviço de pastoral escolápia desenvolve suas tarefas frente a festa junina com a motivação de toda a comunidade educativa para a solidariedade, através de doações de alimentos, prendas e trabalho voluntário durante todas as atividades que envolvem esse evento. O qual tem como objetivo a arrecadação de fundos para o Centro Itaka-Escolápios de Belo Horizonte.

A Oração Contínua é uma antiga tradição escolápia criada por São José de Calasanz.  Aqui no Colégio São Miguel é um momento com as crianças do Colégio. O acompanhamento é realizado  pelos agentes do Serviço de Pastoral, Ensino Religioso Escolápia e também pelos  religiosos escolápios. Os objetivos são cultivar e  fortalecer a fé, rezar e buscar o compromisso com Deus. 

O Ensino Religioso tem como finalidade a compreensão do fenômeno religioso, o desenvolvimento e o cultivo da espiritualidade do ser humano; a busca profunda da existência e suas consequências na convivência social e o desenvolvimento de atitudes de abertura ao outro e ao transcendente. 

O Ensino Religioso, como área de conhecimento, tem como objetivo o fenômeno religioso. É de fundamental importância que se considerem os eixos temáticos dos PCN's de Educação Religiosa  e a lei 93.94/ 96, que define como área de conhecimento. 

O Movimento Calasanz de nosso colégio quer trazer em 2022 uma proposta mais aberta e acolhedora. Sendo um espaço bonito de convivência, partilha e vivência da fé que com certeza nos ajudar a permanecermos firmes neste tempo difícil que vivemos. Teremos encontros e propostas que ao mesmo tempo sejam bem curtas e práticas, mas com atividades e momentos dinâmicos e atraentes e que marquem profundamente a vida de todos que participarem. Não fique de fora! As inscrições são gratuitas! Participe!  


Circular de apresentação (Importante leitura ⚠️) 
https://drive.google.com/file/d/1gPRhd9iUhSmgQQ_vCmdD7m3HaHRvlUi2/view?usp=sharing


Formulário de inscrição 📄
➥ https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfCx1HOKQvWnsEFgQx4jrYLQqgPjpAiHDvDGUIe-x3ihNxyfw/viewform

Etapas:

 O “Dia de Convivência” é uma experiência que aproxima cada aluno(a) a sua própria existência, as relações com o próximo e com a natureza. Tomando consciência e refletindo sobre todo o nosso ser, com nossas estruturas em seus diversos aspectos, o “Dia de Convivência” dá essa tonalidade de podermos fazer leituras sobre a nossa condição humana.

Nossos(as) alunos(as), nesse momento, têm a  oportunidade de refletir sobre a essência e consciência do próprio ser: a arte de viver, através das reflexões, dinâmicas de grupo, partilha, lazer, música.

Viver é muito mais que realizar algo. Viver é aprender conscientemente, a cada dia, o valor do que construímos nos aspectos pessoal e social. É saber relacionar e respeitar os outros diante das diferenças. É aprender, nas vitórias e também nos desafios, que a vida vale muito a pena!

O dia de convivência é uma oportunidade de encontro, visita, diálogo e reflexão, oferecidos aos alunos do Ensino Fundamental ao Médio. É um momento de crescimento pessoal em que os alunos podem partilhar suas experiências e opiniões a partir de um tema proposto e de dinâmicas elaboradas com a parceria do Serviço de Orientação Educacional. Os encontros acontecem uma vez ao ano, no Recanto Calasanz em Betim-MG.

As celebrações ajudam a alimentar a nossa fé e vida e nos conduz ao encontro com Deus. Uma experiência de vivenciar a fé no testemunho do amor, da justiça e da misericórdia. "As celebrações nos grandes momentos da vida podem incentivar a prática da solidariedade e reforçar a consciência da cidadania". (DGAE)

 

 

A nossa missão é Evangelizar Educando as crianças e jovens, especialmente pobres, por meio da integração de Fé e Cultura ("Piedade e Letras"), para servir à Igreja e transformar a sociedade segundo os valores evangélicos de justiça e paz. Para isso acontecer é necessário que os educadores conheçam o carisma e missão escolápia, sendo referência na tarefa educativa e evangelizadora.

Essa formação é construída através de duas frentes, inicial e permanente: encontros sobre a vida e obra de Calasanz, a missão e o carisma Calasâncio, as presenças da Escola Pía pelo Brasil, Bolívia e no mundo, a responsabilidade e características do educador-colaborador escolápio. Isto através de uma reunião individual ou coletiva com os novatos. E, algumas horas de reflexão sobre temas pertinentes à vida escolápia nas  reuniões gerais ou outras que se fizerem necessárias.

O Projeto Pastoral é o marco referencial de toda atividade pastoral do Colégio São Miguel Arcanjo, pois somos uma escola escolápia que segue a inspiração de São José de Calasanz e as Diretrizes Pedagógicas e Pastorais da Ordem das Escolas Pias. Precisamos ressaltar também que a dimensão pastoral é transversal e deve impregnar toda ação educativa do nosso centro. Nesse sentido, o documento situa-se ainda no coração da vida dessa escola, uma vez que estamos construindo uma pedagogia de cunho pastoral e uma pastoral com metodologia pedagógica, recolhendo e expressando o estilo peculiar escolápio de evangelizar e fazer pastoral. 

Proposta Pastoral Colégio São Miguel