O Mês Calasâncio está chegando ao fim, mas a missão continua! Hoje, apresentamos o Movimento Calasanz, um importante segmento da evangelização escolápia, que cultiva fé, valores e esperança no coração de crianças e adolescentes."

O que é o Movimento Calasanz?

O Movimento Calasanz é uma proposta dos escolápios para criar uma pastoral ou catequese mais viva e evangelizadora, ajudando os participantes a se sentirem mais perto de Jesus, recebendo nos encontros, que acontecem nos grupos de fé, alegria, luz, vontade de viver e de amar ao próximo. Essa proposta pretende organizar a catequese ou pastoral em  processos grupais de formação na fé cristã, respeitando as faixas etárias e resgatando os processos catecumenais das primeiras comunidades cristãs. Trata-se de fomentar um estilo de catequese cristocêntrico, bíblico, comunitário, social, catecumenal, querigmático e mistagógico, para que os participantes vivam a fé em Jesus com alegria e com espírito de servir ao projeto de Deus, fazendo o bem a todos, especialmente aos pobres. 

Sendo a comunhão de grupos de distintas demarcações de toda a geografia escolápia, que se unem numa mesma proposta educativa e evangelizadora inspirada no espírito e no estilo de Calasanz, esse Movimento quer fortalecer as realidades já existentes, situando-as em conexão, para se enriquecer mutuamente, para ganhar em identidade escolápia e para oferecer um horizonte pastoral a quem o precisar nesse momento. 

Assim, o Movimento Calasanz supõe um itinerário contínuo de diferentes experiências e para todas as idades que pretende possibilitar um processo pessoal, vivenciado em grupo, de descoberta e amadurecimento da própria vocação, assim como uma clara inserção eclesial. Esse processo inclui expressamente a oferta escolápia de desembocadura nas Escolas Pias, especialmente, na vida religiosa e na Fraternidade escolápia.

 

Etapas do Movimento Calasanz

 

Etapa Belém (4 a 5 anos, aproximadamente)

Etapa do nascimento da fé e da esperança. As crianças começam a viver as primeiras experiências com Deus, reconhecendo-o como Criador da vida. É o início da aprendizagem da fé e da oração. Assim como Jesus aprendeu com sua família, as crianças também aprendem a se relacionar com Deus, a partilhar essa experiência com os colegas e a perceber que são amadas por Ele e chamadas à felicidade.

Etapa Galileia (6 a 7 anos)

Etapa do encontro, da festa, da celebração da vida e da amizade. As crianças conhecem as ações de Jesus, que trazem esperança, curas, milagres e a proclamação do Reino. Vivem a alegria de pertencer à comunidade cristã, desenvolvendo o desejo de partilhar e festejar as pequenas conquistas da vida cotidiana.

Etapa Betânia (8 a 9 anos)

Etapa do acolhimento e da amizade verdadeira. Betânia foi o lugar onde Jesus era acolhido por seus amigos Lázaro, Marta e Maria. Nessa fase, os participantes aprofundam os laços de amizade e aprendem, por meio da convivência e do exemplo de Jesus, a construir comunidades fraternas. É tempo de fortalecer a experiência de fé em grupo.

Etapa Emaús (9 a 11 anos)

Etapa do encontro com o Ressuscitado. Inspirada no episódio dos discípulos de Emaús, essa fase prepara as crianças para a Primeira Eucaristia. O Encontro com Jesus se dá na Palavra, na comunidade, na partilha do Pão e no serviço amoroso ao próximo. É a grande festa do Banquete e o início da missão de evangelizar com consciência e alegria.

Etapa Pentecostes (14 a 16 anos)

Etapa da ação do Espírito Santo. Assim como em Pentecostes, é tempo de fortalecer a comunidade e assumir, com coragem, a missão cristã. O Espírito Santo anima e transforma os participantes, tornando-os discípulos e missionários. Essa etapa aprofunda a vivência do seguimento de Jesus, incentiva a opção por uma vida cristã comprometida e favorece a formação de pequenas comunidades de fé, articuladas com a paróquia e com os demais espaços de vivência eclesial.

Juventude Escolápia (acima de 16 anos)

Após cumprirem todas as etapas anteriores, os jovens acima de 16 anos são chamados para participar da Juventude Escolápia. Esses jovens participam de diversas atividades ligadas aos Centros Sociais Itaka-Escolápios, além de jornadas, acampamentos, jubileus e eventos ligados à juventude. 

Durante esse período, eles passam por três fases:

Jovens 1: Etapa Pós-Crisma (16 a 18 anos) 

Jovens 2: Etapa Pós Ensino Médio (19 a 20 anos) 

Jovens 3: Etapa Discernimento Fraternidade (a partir de 21 anos) 

Fraternidade Escolápia  (acima de 21 anos)

A Fraternidade Escolápia reúne os leigos (isto é, aqueles que não fizeram os votos religiosos) que participam e contribuem para a construção da comunidade escolápia, como, por exemplo, catequistas, agentes de pastorais, entre outros. 

Os membros de Fraternidade Escolápia passam por um período de experiência, e se desejarem permanecer, fazem votos de comprometimento permanente com a Fraternidade e sua missão, inclusive, de guiar as etapas anteriores do Movimento Calasanz. 

O Movimento Calasanz é mais do que uma proposta de catequese: é um caminho de crescimento na fé, em comunhão, em serviço e em identidade escolápia. Um verdadeiro despertar para o Evangelho, no estilo de Calasanz.