Hoje, 16 de julho, celebramos com alegria os 75 anos da presença da Ordem dos Escolápios no Brasil.
Em 1950, o Pe. Francisco Orcoyen, vindo da Província de Vascônia (atualmente parte da Província de Emaús), chegou ao país trazendo consigo o carisma de São José de Calasanz. Depois de desembarcar no Rio de Janeiro, estabeleceu-se em Belo Horizonte com outros irmãos escolápios. E começou ali uma trajetória de muito sucesso.
A missão escolápia em terras brasileiras teve início com a fundação do Ginásio São Miguel (hoje Colégio Escolápio São Miguel), em Belo Horizonte, em 1951. Depois, o Colégio Escolápio Ibituruna foi assumido pelos escolápios em 1962 na cidade de Governador Valadares.
Impulsionada pelo espírito do Concílio Vaticano II, a presença escolápia foi se consolidando por meio da evangelização e do trabalho pastoral, com a criação de paróquias e projetos sociais. A primeira paróquia assumida foi Nossa Senhora das Graças, em Governador Valadares, no ano de 1973. Atualmente, os escolápios estão presentes também na Paróquia São Vicente de Paulo - Araguaína (TO), Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe - Aracaju (SE), Paróquia São José de Calasanz - Serra (ES) e na Paróquia São Marcos - Belo Horizonte (MG).
Destaca-se ainda a atuação dos Centros Sociais Itaka-Escolápios, presentes em Belo Horizonte, Governador Valadares, Serra e Aracaju, que seguem promovendo oportunidades e dignidade para crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social, por meio da educação, evangelização, alimentação e cultura.
Com gratidão e esperança, seguimos firmes na missão de educar, evangelizar e transformar, à luz do carisma calasâncio.