“O MINIONU é um projeto realizado pelo Departamento de Relações Internacionais da PUC Minas com o objetivo de levar temas internacionais aos alunos do ensino médio. Ele insere-se no conjunto de simulações das Nações Unidas realizadas em todo mundo. É um projeto pedagógico com concepção abrangente de aprendizado.” (Fonte: site da PUC Minas)
➡️ Esse ano tivemos o prazer de sermos selecionados para participar desse projeto extremamente enriquecedor para nossos alunos. Foi uma experiência muito importante para a vida acadêmica deles e que trouxe novas perspectivas e visões para cada um que participou.
➡️ O Tema da MINIONU esse ano foi “A Voz da Mudança” e contou com uma série de comitês que lidavam com assuntos desde direitos humanos até equidade de gênero e também problemáticas envolvendo preconceito contra LGBTs e racismo estrutural e sistêmico.
➡️ Desde que soubemos da confirmação da nossa participação em agosto, foi criado um grupo de estudos com os alunos escolhidos para que pudéssemos debater sobre diversos assuntos sociais com o intuito de prepará-los para essa experiência. Os alunos foram escolhidos de acordo com seu engajamento nas aulas e também as notas dentro do rol das ciências humanas. Os professores que coordenaram esse grupo de estudos foram o Arthur e o Wallace supervisionados pelo diretor Cláudio Gomes.
➡️ Nossos alunos se saíram muito bem durante a MINIONU, tanto que alguns deles ganharam menções honrosas e foram mencionados como grandes participações desse projeto. Estamos todos muito orgulhosos e felizes por essa participação e esperamos poder voltar no próximo ano.
➡️ Deixamos aqui nossos parabéns aos alunos e coordenadores que participaram da MINIONU e trouxeram orgulho a toda nossa escola!