O alimento é essencial para a manutenção da vida, como já dizia nossas avós: “saco vazio não para em pé”. Assim como qualquer máquina precisa de energia ou um bom combustível para funcionar, o corpo humano também necessita de nutrientes, vitaminas e minerais para garantir o bom funcionamento e desenvolvimento. O organismo que não recebe as quantidades ideais de nutrientes diários está sujeito a doenças, como desnutrição, anemias, problemas hormonais e outras consequências. Já uma alimentação exagerada, com grandes quantidades de carboidratos e gorduras, também pode ser prejudicial ao ser humano e causar doenças graves como obesidade, hipertensão, problemas cardíacos, diabetes e tantos outros.
A família tem um papel fundamental de apresentar à criança o colorido e saboroso mundo dos alimentos. Já as escolas têm a missão de orientar os papais e mamães sobre as melhores opções de lanches saudáveis para os estudantes. Uma dose de criatividade e boas dicas podem ajudar bastante na hora de organizar a merendeira.
Na fase da pré-escola o apetite das crianças tende a diminuir um pouco, então é fundamental o envolvimento e participação dos pequenos no processo e preparação dos alimentos. Faça a opção por frutas da estação, alimentos frescos e tenha coerência entre o lanche escolar e a alimentação em casa. De acordo com especialistas a lancheira ideal sempre vai ter: frutas, biscoitos sem recheio, sucos naturais ou água de coco, iogurtes ou queijos, pães integrais ou bolos caseiros.
Para a coordenadora da Educação Infantil do Colégio São Miguel Arcanjo, Taciana Sena, a escola é um espaço privilegiado para incentivar a saúde e tem um papel importante na formação de valores, hábitos e estilos de vida de uma criança. O intuito da escola é propor ações que valorizem práticas saudáveis por meio de uma alimentação equilibrada.
Cultivar os bons hábitos nos pequenos desde cedo, é garantir que os futuros adultos terão atitudes e práticas saudáveis. Um indivíduo que se alimenta corretamente possui mais disposição para realizar atividades diárias e rotineiras, além de contribuir significativamente na melhora do processo de aprendizado.
Dicas para preparar a lancheira: | O que deve ficar fora da lancheira: |
|
|