Nossa prática pedagógica é baseada na teoria cognitivista.

Para os cognitivistas a aprendizagem consiste em propor soluções para diferentes tipos de situações complexas que geram novos saberes. Aprender equivale a integrar novos conhecimentos na memória de longo prazo que servirão como recursos que combinados, respeitando a ética, permitam novas possibilidades de propostas de soluções para novas situações complexas.

O professor age como um mediador da aprendizagem, auxiliando os alunos a obterem êxito no mundo atual por meio da estimulação de aspectos importantes da personalidade que lhes permitam expandir suas potencialidades e aplicá-las em algum campo do conhecimento e da cultura, ou seja, desenvolverem-se. 

Se a aprendizagem dentro da perspectiva cognitivista parte da análise de situações problema, então, as transformações ocorridas no âmbito do trabalho remetem ao processo de globalização da economia em um mundo cada vez mais impactado pelo avanço científico-tecnológico. 

Tais transformações aos poucos influenciam os processos educativos, cujas características apontam para um novo paradigma de educação: a pedagogia para o desenvolvimento de competências.

Dessa forma, os processos de ensino e de aprendizagem devem favorecer ao aluno a articulação dos saberes para enfrentar os problemas e as situações inusitadas encontrados nos contextos pessoais e profissionais.

Diante disso, percebe-se a necessidade de uma mudança significativa da função social da instituição educacional, considerando as novas tendências pedagógicas. Educar para competências é, portanto, proporcionar ao aluno condições e recursos capazes de intervir em situações-problema.

 

Educação Infantil até 2º Ano Ensino Fundamental

Em nosso “Jardim Beija-Flor” trabalhamos com a Pedagogia de Projetos, valorizando o interesse do aluno e colocando-o como protagonista na construção do próprio conhecimento! Assim, trimestralmente, um novo projeto surge em cada turma, o qual é dividido em subtemas que serão pesquisados e apresentados pelas crianças. Uma aprendizagem que é garantida pela “Matriz de Referência Curricular”, que esclarece para as famílias as principais habilidades a serem desenvolvidas.

Escola em Tempo Complementar

Contamos com a Escola em Tempo Complementar. Uma ótima oportunidade para que os pais possam deixar seus filhos em um ambiente seguro, com proposta pedagógica diferenciada, contando com acompanhamento na realização de para casas e pesquisas escolares. No laboratório de informática, trabalhamos a capacidade de raciocínio e criatividade. No “Projeto Uma Culinária Saudável”, a criança brinca com a transformação das substâncias em alimentos.

Já na biblioteca, as aulas favorecem o gosto pela leitura. E as aulas de natação desenvolvem as habilidades de adaptação ao meio líquido e superação de barreiras psicossociais.

No período da manhã serão oferecidas atividades diversas, que buscarão estimular as crianças de diversas formas, preocupando-se ainda em garantir um ambiente aconchegante e familiar, levando em consideração o direito da criança ao descanso e lazer.

Atividades oferecidas:

  • Recepção dos alunos na escola às 07h da manhã;
  • Acompanhamento das atividades de casa;
  • Reforço escolar;
  • Laboratório de Neurociências / jogos de raciocínio (MindLab);
  • Atividades esportivas e artísticas;
  • Oficinas de Culinária;
  • Recreação;
  • Contação de histórias;
  • Atividades culturais e excursões diversas;

Alimentação: O aluno deverá trazer de casa, dois lanches e almoço. Um lanche para o turno da manhã, o lanche do horário escolar, que a criança já costuma levar.  As crianças também deverão trazer o almoço de casa.  

Banho: Antes do almoço, a criança tomará seu banho na escola.

Materiais: No ato da matrícula os responsáveis receberão a lista com os materiais a serem providenciados para as atividades no período da manhã.

Curso

Série

EDUCAÇÃO INFANTIL

Maternal (2 e 3 anos)

EDUCAÇÃO INFANTIL

1º e 2º infantil

ENSINO FUNDAMENTAL I

1º ao 5º ano

Sabemos que a oferta do Tempo Complementar foi muito esperada pela comunidade São Miguel e estamos muito felizes por oferecê-la! Esperamos atender com competência e compromisso, as demandas das nossas famílias.

Equipe do Colégio São Miguel Arcanjo


LISTA DE MATERIAL - ESCOLA EM TEMPO COMPLEMENTAR - 2017

Material Individual 

  • Toalha de banho: 01
  • Shampoo e Condicionador: 01
  • Saboneteira com sabonete: 01
  • Prato inquebrável e talheres : (uma colher, um garfo e uma faca sem ponta)
  • Copo plástico: 01 (para crianças até 3 anos, copo com tampa)
  • Lençol pequeno: 01 (crianças até 3 anos)
  • Travesseiro pequeno com fronha (criança até anos): 01
  • Aventais: 02 (uma para almoço e outro para pintura)
  • Troca de roupa: 01 (manter sempre na mochila)
  • Escova de dente: 01
  • Creme dental: 01
  • Lenços de papel : 1 caixa
  • Lenços umedecidos: 01 potes (para crianças até 3 anos)
  • Caderno brochurão pautado 80 folha capa dura: 01 (alunos a partir do 1º ano)
  • Um organizador médio

IMPORTANTE: Colocar nome em todos os itens

Material didático:

  • Massa para modelagem: 3 potes
  • Jogo pedagógico adequado à idade do aluno: 02
  • Brinquedos usados: 02 (em bom estado de conservação – alunos até 2º Período)
  • DVD Infantil: 02
  • CD de músicas infantis: 02
  • Emborrachado liso: 02 folhas
  • Emborrachado com glíter: 02 folhas
  • Giz de cera: 01 caixa
  • Cola colorida (conjunto com 6 unidades): 01
  • Envelope pardo tamanho A4: 02
  • Papel color-set A4: 02 pacotes
  • Papel” Tili Paper” ou “Lumini Paper: 02 pacotes
  • Papel apergaminhado 40 Kg A4: 50 folhas
  • Pasta de papel cartão, sem aba com prendedor tamanho ofício: 02
  • Livro de literatura adequado à idade do aluno: 02
  • Papel Lumicolor paper: 02 pacotes
  • Caixa de lápis de cor: 01 caixa

Observações:

  • O material deverá ser entregue até o dia 20/02/2016 para coordenação;
  • Colocar o nome e a série em todo material didático e individual;
  • Ao final do ano, será devolvido apenas o material de uso individual;
  • O aluno não terá direito à devolução do material comum e didático após 3 (três) meses de frequência;
  • Este material será usado no decorrer do ano de 2016 apenas na Escola em Tempo Complementar.

3º ao 8º Ano Ensino Fundamental

As ações que favorecem as potencialidades dos alunos e a construção do conhecimento se concentram no Projeto Interdisciplinar que acontece a partir dos trabalhos de campo, realizados em diversos lugares, como Museus, Teatros, Parques Ecológicos e Universidades. O conhecimento produzido na investigação de campo é retomado em sala de aula e as informações construídas são analisadas em todas as disciplinas. Laboratório de Neurociências, Projeto Travessia (transição dos alunos do 5º para o 6º ano), projetos literários, aquisição de livros, participação em Olimpíadas de Matemática - (OBM) trouxeram excelentes resultados para o CSMA.

 

9º Ensino Fundamental e Ensino Médio

Para os cognitivistas a aprendizagem consiste em propor soluções para diferentes tipos de situações complexas que geram novos saberes. Aprender equivale a integrar novos conhecimentos na memória de longo prazo que servirão como recursos que combinados, respeitando a ética, permitam novas possibilidades de propostas de soluções para novas situações complexas.

O professor age como um mediador da aprendizagem, auxiliando os alunos a obterem êxito no mundo atual por meio da estimulação de aspectos importantes da personalidade que lhes permitam expandir suas potencialidades e aplicá-las em algum campo do conhecimento e da cultura, ou seja, desenvolverem-se.

Se a aprendizagem dentro da perspectiva cognitivista parte da análise de situações problema, então, as transformações ocorridas no âmbito do trabalho remetem ao processo de globalização da economia em um mundo cada vez mais impactado pelo avanço científico-tecnológico.

Tais transformações aos poucos influenciam os processos educativos, cujas características apontam para um novo paradigma de educação: a pedagogia para o desenvolvimento de competências.

Dessa forma, os processos de ensino e de aprendizagem devem favorecer ao aluno a articulação dos saberes para enfrentar os problemas e as situações inusitadas encontrados nos contextos pessoais e profissionais.

Diante disso, percebe-se a necessidade de uma mudança significativa da função social da instituição educacional, considerando as novas tendências pedagógicas. Educar para competências é, portanto, proporcionar ao aluno condições e recursos capazes de intervir em situações-problema.

São Miguel Top

O São Miguel Top é um curso pré-vestibular de excelência, com proposta pedagógica diferenciada, para alunos de elevadas exigências e que querem ser aprovados em cursos como Medicina, Engenharia, Fisioterapia e outros, em universidades concorridas.

Daí nasce um curso que tem, desde o início, um trabalho pesado na preparação para a Redação, Material Didático Bernoulli, Aulões em parceria com a plataforma Descomplica e uma experiente equipe de professores. Um conceito moderno de preparatório, com foco total no ENEM e atento às demandas e necessidades do aluno de hoje.

Localização privilegiada, amplo espaço e salas climatizadas.

 

 

Cadastre-se em nosso Site