"Nossa prática pedagógica é baseada na teoria cognitivista.

Para os cognitivistas, a aprendizagem consiste em propor soluções para diferentes tipos de situações complexas que geram novos saberes. Aprender equivale a integrar novos conhecimentos na memória de longo prazo, que servirão como recursos que, combinados e respeitando a ética, permitam novas possibilidades de propostas de soluções para novas situações complexas.

O professor age como um mediador da aprendizagem, auxiliando os alunos a obter êxito, no mundo atual, por meio da estimulação de aspectos importantes da personalidade que lhes permitam expandir suas potencialidades e aplicá-las em algum campo do conhecimento e da cultura, ou seja, se desenvolverem. 

Se a aprendizagem dentro da perspectiva cognitivista parte da análise de situações-problema, então, esta perspectiva de ensino  sempre acompanhará as transformações que vierem a ocorrer na sociedade, pois, propõem a intervenção em problemas de cada tempo e em cada sociedade.

Tais transformações, aos poucos, influenciam os processos educativos, cujas características apontam para um novo paradigma de educação: a pedagogia para o desenvolvimento de competências.

 

 

Cadastre-se em nosso Site