Os alunos e professores do 3º, 4º e 5º anos do Ensino Fundamental I têm vivenciado um processo de educação de alta qualidade dia a dia, a cada aula, em cada experiência, em cada exercício que não são somente executados, mas refletidos, elaborados e compreendidos.

 A família São Miguel, como carinhosamente nos relacionamos enfrenta os desafios atuais com foco no processo educativo e a cada dia mais oferecendo uma proposta acadêmica de excelência pedagógica, através da gestão de resultados, mas também sem se distanciar do ser humano que habita em cada um de nossos alunos e alunas. Cultivamos uma educação pautada em valores, solidariedade, respeito e partilha.  Acreditamos, praticamos e vivenciamos esta educação, que o próprio  Calasanz quis e realizou.

O carisma herdado de São José de Calasanz é que nos impulsiona a buscar e a vencer os desafios através de parcerias. Nosso mais novo parceiro é o Sistema Anglo de Ensino. As sementes do Anglo foram lançadas ainda no século 19, em 1894.  Desde esta data até os dias atuais o Anglo Sistema de Ensino trabalha por uma Educação de qualidade e ingressa no terceiro milênio com escolas parceiras em todo o país, associando a experiência dos brilhantes professores que por ele passaram ao talento dos seus sucessores e daqueles que estão chegando, completamente sintonizado com as novas diretrizes do MEC.

Os alunos e professores do 3ºs, 4ºs e 5ºs anos do Ensino Fundamental I têm vivenciado esta educação de qualidade dia a dia, a cada aula, em cada experiência, em cada exercício que não são  somente executados, mas refletidos, elaborados e compreendidos.

Nas diversas disciplinas, temos construídos os conceitos fundamentais para a compreensão e entendimento dos diversos conteúdos, através de jogos, experiências e muita vivência prática.  No laboratório de Ciências, a professora fez chover... e isso possibilitou aos alunos compreender com clareza o conceito e o processo do ciclo da água.

Através das aulas de xadrez, dos diferentes jogos, e vários destes construídos pelos alunos,  avançamos  significativamente na compreensão, raciocínio e elaboração de hipóteses sobre o sistema de numeração.

A educação extrapolou a sala de aula e possui hoje outros espaços privilegiados de se construir o saber.  Desafiamos o vento e indicamos a sua direção, quando construímos uma biruta. Representamos através de uma maquete nossa escola, visualizamos muito mais que sua estrutura física, mas tivemos a noção exata de como se calcula área e perímetro. O conceito, antes de ser informado é praticado, tocado, construído... Construção mesmo! Com nossas mãos, com materiais que você nem imagina que pode gerar conhecimento e com muita criatividade.

A cada novo conteúdo, uma nova descoberta e a cada disciplina fica cada vez mais intuitiva, e a necessidade de uma rotina de estudos cresce. E estamos crescendo e o Ensino Fundamental I está nos abrindo fronteiras e nos apresentando um universo gigantesco de aprendizagens e de possibilidades.  

O Colégio São Miguel Arcanjo, orienta seu caminhar, procurando a fidelidade a dois grandes critérios: a própria identidade como escola cristã e o  carisma de Calazans.

Carla Trindade, supervisora do Ensino Fundamental.

Veja mais fotos.

https://www.facebook.com/ColegioSaoMiguelArcanjoBH/posts/1382601325138621

Cadastre-se em nosso Site