"A tecnologia, sozinha, não vai melhorar a educação, mas ela pode ser uma parte importante da solução." Sundar Pichai, CEO, Google

A pandemia acelerou o processo tecnológico da educação. Sabíamos que esse era o futuro, mas ninguém esperava que ele chegaria em 2020, tornando obrigatório o uso das tecnologias nas aulas. Profissionais - de todos os setores da escola -, alunos e famílias precisaram se reinventar e adaptar. Nesse novo contexto, uma parceria, já existente, ganhou força e avançou. Além disso, uma nova parceria foi firmada com o objetivo de levar uma melhor experiência para a comunidade educativa dos colégios do Sistema Escolápio de Educação.

 

Google for Education: um parceiro da educação

O Colégio São Miguel possui uma parceria com o Google for Education desde julho de 2016. Nesse novo cenário da educação, a plataforma virtual tem oferecido aos alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental um processo de aprendizagem moderno e conectado com as tecnologias atuais (Google Sala de Aula), incrementando os métodos educacionais e maximizando a produtividade deles e dos professores.

Dentre os benefícios agregados, a criação de contas de e-mail institucionais - para que professores e estudantes de todos os segmentos tenham acesso ilimitado aos recursos dessa parceria - é um ponto fundamental que precisa ser destacado. Assim, o Colégio São Miguel passou a disponibilizar o e-mail institucional com o domínio @csmabh.com.br, com dados criptografados que oferecem mais segurança aos usuários.

Além de ser um canal direto e ágil de comunicação, há ainda outras vantagens decorrentes do uso do e-mail institucional, como: o Google Sala de Aula (Educação Infantil e Ensino Fundamental), o acesso (sem custo) aos serviços de armazenamento de arquivos em nuvem, encontros/eventos on-line, ferramentas como editor de texto, de planilhas, de apresentações, entre outros.

 

Canvas: um avanço na tecnologia de ensino

Vencedor na categoria de gestão de aprendizagem do The EdTech Awards 2020, o Canvas, da empresa norte-americana Instructure, é a plataforma de aprendizagem que mais cresce no mundo e foi escolhida pela direção para atender o Ensino Médio. Esse segmento possui uma grade curricular mais ampla, dentre outras especificidades, que necessitavam de um ambiente virtual de ensino mais abrangente. Com uma interface intuitiva, o Canvas tem conseguido atingir todas as necessidades dos alunos e da equipe, promovendo uma excelente experiência de aprendizagem.

Segurança, mobilidade, interação e eficiência são aspectos que tornaram o Canvas o ambiente escolhido por faculdades conceituadas no Brasil e no mundo como: ESPM, PUC, Harvard, Brown, Columbia, dentre outras.

 

Novos tempos

Sim, vivemos o futuro. A tecnologia está mudando a educação. O Colégio São Miguel tem buscado acompanhar esse processo, para transformar os desafios em oportunidades de uma nova experiência de ensino-aprendizagem. Afinal, o uso da tecnologia é uma das competências abordadas pela BNCC. Juntos, estamos aprendendo, nos reinventando e ajustando. A cada etapa vencida, a cada novo aprendizado, nos tornamos mais fortes.

Estamos em um momento de transformação da educação. A tecnologia continuará a acelerar e trazer mais mudanças para o mundo da educação. E, com mais de 80 anos de tradição e inovação, o São Miguel continuará avançando. Sempre em busca de atingir a sua missão de ofertar uma educação pedagógica, humana e pastoral de excelência, com o apoio integral das famílias.

 

Gostou de conhecer mais sobre os nossos investimentos em tecnologia? Quer saber mais sobre as metodologias e o projeto pedagógico do Colégio São Miguel? Então, entre em contato conosco e tire todas as suas dúvidas.