O primeiro Capítulo da Província Brasil-Bolívia foi realizado na Casa Provincial em Belo Horizonte, de 03 a 07 de dezembro.  Estiveram presentes 23 capitulares, sendo 19 religiosos e 04 leigos do Conselho da Fraternidade.  O Capítulo foi iniciado com a leitura do decreto de abertura e, em seguida, com a eleição do Pe. Arilson, como secretário e do Pe. Jésus como ajdunto. Logo, o Pe. Javier Aguirregabiria, superior provincial e presidente do Capítulo, apresentou o itinerário capitular e os objetivos.  O Capítulo consiste em avaliar a vida e missão dos últimos quatro anos, escolher o superior e os assistentes e projetar os próximos quatro anos. Na fase de avaliação, foi feita a revisão do Projeto de Presença anterior e a reflexão da Relação Capitular que, depois de ser lida pelo superior, foi refletida em grupos de trabalho.

No dia 04 de dezembro, foi eleito o Pe. Javier Aguirregabiria como Superior Provincial. Já, no dia 05 de dezembro, foi feita a eleição dos assistentes provinciais. A nova Congregação Provincial ficou assim definida:

- Pe. Javier Aguirregabiria - Provincial

- Pe. Fernando Aguinaga – Projetos Compartilhados

- Pe. Enivaldo de Oliveira – Formação Inicial e Permanente

- Pe. Joseph Kunnel – Identidade Escolápia

- Pe. Arilson de Oliveira – Gestão Eficiente

As áreas aprovadas, previamente, representam os caminhos para alcançar os objetivos definidos pela Ordem no Capítulo Geral e recolhidos no Projeto da Província.

O Capítulo consistiu ainda na apresentação das realidades nas presenças escolápias no Brasil e na Bolívia, exposição do relatório financeiro, escolha dos vocais e adjunto para o Capítulo Geral em 2021. Foram também traçadas e validadas as linhas estratégicas para serem trabalhadas ao longo dos próximos 04 anos na província.

Os capítulos provinciais são realizados a cada 04 anos, já o Capítulo Geral acontece no intervalo de 06 anos

A vivência de um capítulo é muito rica tanto para os religiosos como para os leigos participantes. A convivência mostra uma realidade composta de riquezas humanas, de carisma e de missão com muita diversidade. São várias sessões, diálogos, grupos, oração, reflexão e sonhar no futuro das realidades escolápias, compreendendo as mesmas com maior nitidez e profundidade. As votações representam um momento especial de tomada de decisões.É Calasanz inspirando o coração escolápio a viver intensamente o dom carismático recebido.

Veja mais fotos