As turmas do 4º ano, das professoras Rafaelle e Fabiana, nesse primeiro trimestre, realizaram experimentos no laboratório de ciências sobre o desenvolvimento de fungos relacionados ao armazenamento de alimentos e também sobre as bactérias. Durante o experimento e o processo os alunos perceberam a proliferação nos pães caseiros, pães industrializados, mingau de maisena e gelatina. Gustavo Moretto, nosso Diretor Pedagógico que é biólogo explicou para os alunos o funcionamento do mundo dos fungos e das bactérias.

Os fungos e as bactérias são os principais decompositores na natureza e têm um importante papel na reciclagem de nutrientes orgânicos, fundamentais no equilíbrio da natureza.
Na natureza também há os fungos parasitas, que causam doenças em animais e plantas. Algumas espécies de fungos são utilizadas na produção de alimentos, bebidas e medicamentos. As bactérias são seres muito pequenos que, em sua maior parte, não podem ser vistos a olho nu. Apesar de seu tamanho, elas se multiplicam em grande velocidade, e, muitas delas, conhecidas como germes, são prejudiciais à saúde do homem, pois podem causar inúmeras doenças.
Elas se encontram por toda parte, e há milhares delas no ar, na água, no solo e, inclusive, em nossos corpos. Contudo, nem todas são maléficas, há aquelas que desempenham papéis extremamente úteis para muitas formas de vida, inclusive para os seres humanos.

Cadastre-se em nosso Site