Provavelmente você já ouviu falar em circunferência, círculo e esfera, mas você sabe como diferenciá-los? Se eu pedisse para você desenhar cada um desses três itens, como seria o desenho de cada um deles? Na imagem acima, há exemplos dos três, mas qual deles representa uma circunferência, um círculo e uma esfera? Pra não confundir sobre cada uma dessas figuras, as turmas do 3º ano A e B das professoras Marcela e Andréa fizeram um lanche pedagógico e se divertiram muito estudando cada uma destas figuras geométricas.

A circunferência é uma figura geométrica plana formada por inúmeros pontos cuja união resulta em uma linha fechada e que estão a uma mesma distância de um ponto central.

Se nós fizermos uma circunferência e preenchermos todo o seu interior, ela tornar-se-á um círculo. Este, por sua vez, é formado por uma circunferência e pelos infinitos pontos que preenchem seu interior. Por exemplo, uma bela e suculenta pizza pode representar um círculo. A pizza possui o formato de uma circunferência, mas é deliciosamente preenchida!

E se tivermos agora uma forma circular, mas que, em vez de ser plana, é tridimensional? Nesse caso, teremos então uma esfera. Uma esfera possui a possibilidade de ser preenchida com ar, com água ou qualquer outra substância e ainda se caracteriza por ser uma forma que poder girar ou rolar quando colocada em uma superfície como uma mesa ou no chão. E se, por acaso, nós a cortamos, dividindo-a em duas partes, o local em que a cortamos terá o formato de uma circunferência.

Cadastre-se em nosso Site