Festa de Calasanz no colégio São Miguel

Ao longo do mês de agosto, o colégio São Miguel Arcanjo viveu o entusiasmo das atividades sobre nosso Santo Padroeiro, São José de Calasanz. As ricas experiências dos alunos e educadores nas aulas, nas catequeses, nas orações contínuas e nos recreios calasâncios contribuíram para todos conhecerem, um pouco mais, a vida de Calasanz, seu carisma e mística e sua entrega à causa da educação das crianças e jovens, principalmente, os mais carentes.

A abertura da Semana Calasância ficou por conta dos grupos do Movimento Calasanz. No sábado, dia 19 de agosto, aconteceu a tradicional Festa da Família que reuniu alunos, famílias e educadores em uma celebração da Eucaristia, presidida por Padre Jésus. Este destacou que Deus nos chama, desde pequenos, ao seguimento de Jesus. Ressaltou ainda que a presença de Calasanz nos ajuda a encontrar uma vida de realização baseada nos valores do Evangelho. Após a celebração, aconteceu o tradicional churrasco, partilhado em um clima de animação e festa.

 A Trilha Calasância foi um projeto desenvolvido pelo Serviço de Pastoral Escolápia em parceria com a área pedagógica do colégio. O objetivo foi apresentar aos alunos um panorama dos Escolápios no mundo. Foi um espaço construído para a visitação dos alunos, professores, pais e comunidade educativa em que foi apresentada a realidade e contexto dos escolápios nos 40 países onde estão presentes.

Já a Mesa Redonda com os religiosos escolápios foi uma oportunidade para Pe. Javier Aguirregabiria, Superior Provincial, Pe. Victorio e Pe. Jésus Guergue dialogarem com os alunos do Ensino Médio sobre o tema “Escolápios no mundo”. O encontro foi mediado pelo professor e religioso Rogério Faria.  Pe. Jesus salientou a importância da educação na construção da identidade e que educar é ensinar a sonhar. Falou ainda que quando estamos conscientes das nossas escolhas, podemos ser felizes e realizados em qualquer lugar do mundo.

Já, Pe. Victorino apontou as diferenças culturais entre Brasil e Senegal, sinalizando ainda como está sendo a sua adaptação a essa nova realidade.

Além dos alunos do Ensino Médio, participaram professores e funcionários, sendo um excelente momento de reflexão, partilha e boa conversa.

E o dia da grande festa, 25 de agosto, com muitas atividades, envolvendo alunos e educadores. Tradicionalmente, em países do Hemisfério Sul, o dia de Calasanz é comemorado nesse dia, como no Brasil, Colômbia, Argentina, Bolívia etc. Já, em países do Hemisfério Norte, o dia de São José de Calasanz é comemorado em 27 de novembro.

Clique e veja mais

Clique e veja mais

Clique e veja mais

 

 

Cadastre-se em nosso Site